domingo, 23 de janeiro de 2011

Fondue de Queijo com Camarão

Fondue de todos os jeitos é perfeito. Mas dessa vez eu me puxei. Existe combinação melhor do que queijo e camarão? Não tem receita. É fondue suiço comprado pronto e camarões refogados no azeite. Pra quem gosta, fica a idéia!




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo

Mais um ano se foi e até que enfim eu fiz uma ceia sozinhaaa. Claro, afinal, Ivan Sérgio, Fabiana e Rodrigo, como cozinheiros são ótimo seres humanos.hahaha Inventei tudo sozinha e fiquei morrendo de medo de não ficar bom. Mas depois do primeiro elogio eu fiquei mais calma. Nunca vi um peru inteiro, acabar em 2 dias para 4 pessoas. Mesmo que ninguém tivesse elogiado isso já diria muito né!rs Minha prima Bruna apareceu no outro dia para filar os restolhos. Essa é a primeira de muitas. Não sei se um dia faço uma comida mehor! Mas vou continuar tentando. Desejo a todos um ano de muitas receitas e sabores. Feliz 2011!

Peru Recheado com Farofa Molhada de Ovos

Depois de já ter preparado 300 frangos desossados em todo lugar que eu vou, tive a idéia brilhante de fazer isso com o peru. Pensei em todos os recheios possíveis, desde calabresa com catupiry até purê de batatas com bacon, mas convenhamos que nada disso combina com o gosto do peru, que é bem mais forte que o do frango. Foi quando resolvi pegar a farofa que eu já ia preparar, fazê-la mais molhada e rechear o peru. Foi Deus que me iluminou.hahaha É chatinho de fazer, mas vale a pena!

Ingredientes:

1 peru temperado
1 xícara de molho shoyu
500g de farinha de mandioca
300g de margarina
6 ovos
1 cebola media
10 pimentas biquinhos picadas
10 azeitonas picadas
sal a gosto
1/2 xícara de azeite de oliva para regar
papel alumínio
linha e agulha


Modo de fazer:

Desosse o peru, fazendo um corte no peito e retirando os ossos por dentro. Apenas o peito fica aberto.
Torre a farinha de mandioca em 2 colheres de margarina e 1 colher de chá de sal. Em outra panela, coloque 4 colheres de margarina, as cebolas bem picadas e os ovos. Com um garfo vá virando os ovos com cuidado para que não esfarelem. Junte as azeitonas, as pimentas, e por último a farinha torrada. Regue com 1/2 xícara de azeite de oliva. Recheie o peru com mais da metade dessa farofa e costure o peito, as asas e as coxas para que a farofa nao vaze. Regue com um pouco de molho shoyu e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200° por 1:30h. Retire o papel alumínio, e regue com o resto do shoyu. Asse por mais 1:30h sempre recolhendo o caldo para regar de novo. Forre as bordas de uma forma com a farofa restante e coloque o peru.



Arroz á Grega com Chimichurri

Não satisfeita com um simples arroz a grega, resolvi usar o chimichurri que minha cunhada trouxe do Uruguai. Para quem não conhece, é um tempero à base salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino, mostarda, salsão, vinagre e azeite, típico da Argentina e Uruguai, usado para temperar churrasco ou outras receitas. Deu um toque bem legal no arroz e ninguém imaginou oque era.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz parboilizado
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha
1/4 de xícara de passas sem caroço
1 cenoura média picada
sal a gosto
1 colher de sopa de chimichurri

Modo de fazer:

Cozinhe o arroz normalmente com sal. Quando estiver pronto acrescente o milho, a ervilha, a cenoura cozida e picada, as passas e o chimichurri. Deixe a panela fechada por uns 10min antes de servir.

Salada de Cebola no Azeite

Nem precisaria dar a reeita disso, mas como essa cebola é mais comum no RS, talvez nem todos conheçam a idéia.

Ingredientes:

1 cebola grande
azeite
sal
vinagre

Modo de fazer:

Pique a cebola em rodelas finas. Deixe de molho em água gelada e troque a água a cada 30min. Eu troquei umas 6 vezes. Depois tempere com azeite, vinagre e sal.

Obs: É simples mas é bem gostoso. Até quem não gosta de cebola gostou, pois sai todo o ardido dela.

Maionese de Limão

Eu não era muito fã de maionese de batata. Aprendi a gostar depois que provei a PERFEITA maionese de batata e frango desfiado do Vó Lurdes. Quem sabe um dia consigo a receita!rs Como estava cansada de maioneses comuns, resolvi fazer uma modificação e colocar o triplo de limão que usava antes. Resultado: DELICIOUS!

Ingredientes:
4 batatas grandes
2 limões
2 ovos crus
2 ovos cozidos
1/2 cebola
2 xícaras de óleo
sal a gosto
vinagre a gosto
salsa para decorar
azeite para untar

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas descascadas e picadas em água e sal até que fiquem macias. Retire do fogo, mergulhe em água fria, escorra e deixe na geladeira. Cozinhe os 2 ovos, descasque, fatie e reserve para decorar.
Coloque no liquidificador os ovos crus, cebola, sal, vinagre, o suco dos limões e bata. Vá acrescentando o óleo enquanto está batendo a mistura e deixe chegar numa textura mais firme.
Junte a maionese e as batatas. Unte uma forma de furo no meio com azeite, forre com a maionese e deixe gelar por 3h. Desenforme, decore com a salsa e os ovos.