sábado, 26 de março de 2011

Bolo Negresco

Eu inventei esse bolo num dia em que minha irmã me pediu para fazer um bolo de brigadeiro e eu não sabia nenhum de cabeça. Fui olhar na despensa e só encontrei um pacote de negresco e leite condensado. Partindo do princípio de que o bom cozinheiro tem que aprender a se virar, eu fiz o bolo negresco, que viria a ser a grande carta na manga em todas as próximas festas. Esse bolo ficou tão bom, que no mesmo dia eu tive que fazer 3 lá em casa, apareceu gente de tudo que era canto querendo comer e ainda fiz um para a Dani, irmã do meu cunhado, porque ela tem filhos pequenos e eu sabia que eles iriam gostar. Mais recentemente fiz esse bolo para o aníver da minha amiga Bárbara na faculdade e fui um sucesso também. Você pode fazer com qualquer biscoito, mas o bom do negresco é que ele é meio amargo e por isso não fica enjoativo. Uma hora dessas ainda vou tentar separar o recheio do biscoito e misturar com o brigadeiro branco para ficar com sabor de baunilha. Quando eu fizer eu posto aqui. Façam esse bolo! Não há quem não se apaixone!

Ingredientes:

Massa

1 e 1/2 xícaras (chá) de leite
3 ovos (bata as claras em neve)
4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó (de preferência com maior porcentagem de cacau)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Para molhar:

1 xícara (chá) de leite
1
colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de açúcar

Recheio:

2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina

Cobertura:
Parte do brigadeiro branco e 2 pacotes de negresco amassados

Modo de fazer:

Para a massa, bata as claras em neve, quando bem firmes, separe. Na batedeira, junte as gemas, o açúcar e a margarina. Deixe virar um creme claro. Ferva levemente o leite e o chocolate em pó e misture ao creme claro de gemas. Acrescente a farinha e espera misturar bem. Junte as claras em neve na velocidade baixa da batedeira, por último, junte o fermento e bata devagar por uns 20 segundos.
Unte uma forma e enfarinhe, despeje a massa e asse em forno pré-aquecido em 24oº e com 10 minutos de forno, baixe para 200º. Em mais ou menos 30min espete um palito e veja se ele sai limpo.
Para o brigadeiro, junte a manteiga ou margarina com o leite condensado e leve ao fogo médio. Quando começar a desgrudar da panela está pronto. Se ficar muito duro, acrescente um pouco de leite até chegar no ponto de cobertura.
Depois de frio, corte o bolo ao meio. Faça furo em ambas as partes com um garfo, junte o leite, o chocolate e o açúcar para molhar e regue o bolo, metade do leite para cada parte. Recheio com metade do brigadeiro branco. Coloque a segunda parte do bolo, fure e molhe a segunda camada, despeje o restante do brigadeiro branco e cubra com o negresco picado. Deixe na geladeira por 2h.



1 Response to "Bolo Negresco"

Barbara Lourenço Says :
26 de março de 2011 às 13:34

ameiiiiiiiii esse bolo, da proxima vez vou fazer aquiii em casa!
obrigadaaaa pelo bolo amigaaa!

Enviar um comentário