sábado, 26 de março de 2011

Marshmallow Assado

Com certeza você brasileiro que nunca saiu do país já viu em vários filmes americanos aqueles lindos marshmallows assados na fogueira. Eu me lembro de filmes de terror! Eu até tinha vontade de provar, mas como odeio maria-mole, achava que o gosto devia ser o mesmo, porque a textura é parecida. Bom, meu namorado me obrigou a provar. Ele comprou um pacote no Chile por 3 reais e eu jurando que devia ser horrível. Agora me arrependo amargamente de não ter comprado muitos. É muitoooo delicioso. Eu gostei mais do assado, mas ele é otimo de qualquer jeito. Encontrei aqui no Pão de Açúcar o mesmo pacote por 20 reais. Já vi que não vou comprar aqui no Brasil. É um absurdo a diferença e pagar seria concordar com isso. Mas agora meus amigos já sabem mais uma coisa para trazer pra mim quando viajam (vou fazer um post sobre isso). Se encontrarem por um preço justo comprem. É muito gostoso e com certeza as crianças tem motivo para adorar.



Bolo Negresco

Eu inventei esse bolo num dia em que minha irmã me pediu para fazer um bolo de brigadeiro e eu não sabia nenhum de cabeça. Fui olhar na despensa e só encontrei um pacote de negresco e leite condensado. Partindo do princípio de que o bom cozinheiro tem que aprender a se virar, eu fiz o bolo negresco, que viria a ser a grande carta na manga em todas as próximas festas. Esse bolo ficou tão bom, que no mesmo dia eu tive que fazer 3 lá em casa, apareceu gente de tudo que era canto querendo comer e ainda fiz um para a Dani, irmã do meu cunhado, porque ela tem filhos pequenos e eu sabia que eles iriam gostar. Mais recentemente fiz esse bolo para o aníver da minha amiga Bárbara na faculdade e fui um sucesso também. Você pode fazer com qualquer biscoito, mas o bom do negresco é que ele é meio amargo e por isso não fica enjoativo. Uma hora dessas ainda vou tentar separar o recheio do biscoito e misturar com o brigadeiro branco para ficar com sabor de baunilha. Quando eu fizer eu posto aqui. Façam esse bolo! Não há quem não se apaixone!

Ingredientes:

Massa

1 e 1/2 xícaras (chá) de leite
3 ovos (bata as claras em neve)
4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó (de preferência com maior porcentagem de cacau)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Para molhar:

1 xícara (chá) de leite
1
colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de açúcar

Recheio:

2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina

Cobertura:
Parte do brigadeiro branco e 2 pacotes de negresco amassados

Modo de fazer:

Para a massa, bata as claras em neve, quando bem firmes, separe. Na batedeira, junte as gemas, o açúcar e a margarina. Deixe virar um creme claro. Ferva levemente o leite e o chocolate em pó e misture ao creme claro de gemas. Acrescente a farinha e espera misturar bem. Junte as claras em neve na velocidade baixa da batedeira, por último, junte o fermento e bata devagar por uns 20 segundos.
Unte uma forma e enfarinhe, despeje a massa e asse em forno pré-aquecido em 24oº e com 10 minutos de forno, baixe para 200º. Em mais ou menos 30min espete um palito e veja se ele sai limpo.
Para o brigadeiro, junte a manteiga ou margarina com o leite condensado e leve ao fogo médio. Quando começar a desgrudar da panela está pronto. Se ficar muito duro, acrescente um pouco de leite até chegar no ponto de cobertura.
Depois de frio, corte o bolo ao meio. Faça furo em ambas as partes com um garfo, junte o leite, o chocolate e o açúcar para molhar e regue o bolo, metade do leite para cada parte. Recheio com metade do brigadeiro branco. Coloque a segunda parte do bolo, fure e molhe a segunda camada, despeje o restante do brigadeiro branco e cubra com o negresco picado. Deixe na geladeira por 2h.



domingo, 23 de janeiro de 2011

Fondue de Queijo com Camarão

Fondue de todos os jeitos é perfeito. Mas dessa vez eu me puxei. Existe combinação melhor do que queijo e camarão? Não tem receita. É fondue suiço comprado pronto e camarões refogados no azeite. Pra quem gosta, fica a idéia!




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo

Mais um ano se foi e até que enfim eu fiz uma ceia sozinhaaa. Claro, afinal, Ivan Sérgio, Fabiana e Rodrigo, como cozinheiros são ótimo seres humanos.hahaha Inventei tudo sozinha e fiquei morrendo de medo de não ficar bom. Mas depois do primeiro elogio eu fiquei mais calma. Nunca vi um peru inteiro, acabar em 2 dias para 4 pessoas. Mesmo que ninguém tivesse elogiado isso já diria muito né!rs Minha prima Bruna apareceu no outro dia para filar os restolhos. Essa é a primeira de muitas. Não sei se um dia faço uma comida mehor! Mas vou continuar tentando. Desejo a todos um ano de muitas receitas e sabores. Feliz 2011!

Peru Recheado com Farofa Molhada de Ovos

Depois de já ter preparado 300 frangos desossados em todo lugar que eu vou, tive a idéia brilhante de fazer isso com o peru. Pensei em todos os recheios possíveis, desde calabresa com catupiry até purê de batatas com bacon, mas convenhamos que nada disso combina com o gosto do peru, que é bem mais forte que o do frango. Foi quando resolvi pegar a farofa que eu já ia preparar, fazê-la mais molhada e rechear o peru. Foi Deus que me iluminou.hahaha É chatinho de fazer, mas vale a pena!

Ingredientes:

1 peru temperado
1 xícara de molho shoyu
500g de farinha de mandioca
300g de margarina
6 ovos
1 cebola media
10 pimentas biquinhos picadas
10 azeitonas picadas
sal a gosto
1/2 xícara de azeite de oliva para regar
papel alumínio
linha e agulha


Modo de fazer:

Desosse o peru, fazendo um corte no peito e retirando os ossos por dentro. Apenas o peito fica aberto.
Torre a farinha de mandioca em 2 colheres de margarina e 1 colher de chá de sal. Em outra panela, coloque 4 colheres de margarina, as cebolas bem picadas e os ovos. Com um garfo vá virando os ovos com cuidado para que não esfarelem. Junte as azeitonas, as pimentas, e por último a farinha torrada. Regue com 1/2 xícara de azeite de oliva. Recheie o peru com mais da metade dessa farofa e costure o peito, as asas e as coxas para que a farofa nao vaze. Regue com um pouco de molho shoyu e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200° por 1:30h. Retire o papel alumínio, e regue com o resto do shoyu. Asse por mais 1:30h sempre recolhendo o caldo para regar de novo. Forre as bordas de uma forma com a farofa restante e coloque o peru.



Arroz á Grega com Chimichurri

Não satisfeita com um simples arroz a grega, resolvi usar o chimichurri que minha cunhada trouxe do Uruguai. Para quem não conhece, é um tempero à base salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino, mostarda, salsão, vinagre e azeite, típico da Argentina e Uruguai, usado para temperar churrasco ou outras receitas. Deu um toque bem legal no arroz e ninguém imaginou oque era.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz parboilizado
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha
1/4 de xícara de passas sem caroço
1 cenoura média picada
sal a gosto
1 colher de sopa de chimichurri

Modo de fazer:

Cozinhe o arroz normalmente com sal. Quando estiver pronto acrescente o milho, a ervilha, a cenoura cozida e picada, as passas e o chimichurri. Deixe a panela fechada por uns 10min antes de servir.

Salada de Cebola no Azeite

Nem precisaria dar a reeita disso, mas como essa cebola é mais comum no RS, talvez nem todos conheçam a idéia.

Ingredientes:

1 cebola grande
azeite
sal
vinagre

Modo de fazer:

Pique a cebola em rodelas finas. Deixe de molho em água gelada e troque a água a cada 30min. Eu troquei umas 6 vezes. Depois tempere com azeite, vinagre e sal.

Obs: É simples mas é bem gostoso. Até quem não gosta de cebola gostou, pois sai todo o ardido dela.

Maionese de Limão

Eu não era muito fã de maionese de batata. Aprendi a gostar depois que provei a PERFEITA maionese de batata e frango desfiado do Vó Lurdes. Quem sabe um dia consigo a receita!rs Como estava cansada de maioneses comuns, resolvi fazer uma modificação e colocar o triplo de limão que usava antes. Resultado: DELICIOUS!

Ingredientes:
4 batatas grandes
2 limões
2 ovos crus
2 ovos cozidos
1/2 cebola
2 xícaras de óleo
sal a gosto
vinagre a gosto
salsa para decorar
azeite para untar

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas descascadas e picadas em água e sal até que fiquem macias. Retire do fogo, mergulhe em água fria, escorra e deixe na geladeira. Cozinhe os 2 ovos, descasque, fatie e reserve para decorar.
Coloque no liquidificador os ovos crus, cebola, sal, vinagre, o suco dos limões e bata. Vá acrescentando o óleo enquanto está batendo a mistura e deixe chegar numa textura mais firme.
Junte a maionese e as batatas. Unte uma forma de furo no meio com azeite, forre com a maionese e deixe gelar por 3h. Desenforme, decore com a salsa e os ovos.